Umburanas

5 de março de 2018

Posse de nova Diretoria do Codep acontece na terça, 06

Cerimônia reafirma parceria entre entidade e entrega, simbólica, de patrimônio

Jacobina - O Conselho Regional de Desenvolvimento Sustentável do Piemonte da Diamantina (Codep) realiza na manhã da terça-feira, 06, a posse da nova diretoria com a presença, já confirmada, do prefeito Luciano Pinheiro, vereador Junior de Todos e outras autoridades locais. A solenidade acontece na Fundação Educativa Popular Padre Alfredo Hasler e José Assis dos Santos Reis (Feppahja) localizada a Rua das Árvores, Bairro da Serrinha, em Jacobina.

Na cerimônia também será reafirmada a parceria entre o Codep, Colegiado de Desenvolvimento Territorial Sustentável do Piemonte da Diamantina (Codeter) e o Consórcio das Prefeituras do Território do Piemonte da Diamantina, esta última entidade representado pelo chefe do Poder Executivo Municipal de Jacobina, Luciano Pinheiro.

Na ocasião, o patrimônio material e intelectual do Codep será entregue, simbolicamente, pelo Presidente da gestão anterior, Arnaldo de Oliveira Filho, ex-prefeito de Caém, e o secretário-Executivo, Richard Silva, à nova diretoria, representada pelo novo coordenador, Markus Breuss. O patrimônio do Conselho é composto por um caminhão Volkswagen 5/150, 100 cadeiras de plástico, nove tendas e equipamentos de informática, videoprojetor e câmera fotográfica, oriundos de convênio entre a entidade, Prefeitura de Jacobina e o Ministério de Desenvolvimento Agrário, através do Programa PROINF 2014.

Markus Breuss ressaltou a importância da parceria com a Prefeitura e agradece ao gestor: “Nos dedicaremos principalmente na captação de recursos e para trazer políticas públicas para quem mais precisa em nosso território. A parceria com a Prefeitura de Jacobina é fundamental, sobretudo no que diz respeito à mobilidade, para que possamos atender a uma área de mais de 11 mil quilômetros quadrados e mais de 200 mil pessoas”.

O membro do Núcleo Diretivo do Codeter, vereador Jean César (PCdoB), conhecido como Júnior de Todos, ressaltou a necessidade e a importância dessa parceria, durante sua fala na tribuna da Sala das Sessões da Câmara Municipal, no dia 27 de fevereiro, e apresentou a Indicação Número 041/2018, que foi aprovada por unanimidade pelos edis.

Atuação das entidades

Jacobina pertence ao Piemonte da Diamantina (TIPD), que compreende uma área de 11.325,9Km², equivalente a 2% do território do Estado, com população aproximada de 203.056 pessoas (IBGE, 2010) e engloba os municípios de Caém, Jacobina, Miguel Calmon, Mirangaba, Ourolândia, Saúde, Serrolândia, Umburanas e Várzea Nova.

O Codeter TIPD, apoiado pelo Codep, atua de acordo o Plano Territorial de Desenvolvimento Sustentável e Solidário – PTDSS, de acordo a Lei 20.974/2014, que institui a Política de Desenvolvimento Territorial da Bahia, que é considerado um marco legal que institui uma abordagem territorial do desenvolvimento como política de Estado. Isso significa que todas as secretarias precisam se adequar à lógica territorial e planejar e executar com base nos territórios de identidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Rota 324 não se responsabiliza pelos comentários aqui expostos.

Destaque