Destaque

8 de junho de 2017

Tribunal de Justiça quer sair de 49 cidades baianas

A ideia é que a demanda das comarcas desativadas seja absorvida por municípios próximos. 


O  Tribunal de Justiça (TJ) da Bahia já concluiu a lista preliminar de comarcas do interior que deverão ser desativadas em todo o estado. Em reunião realizada ontem,  a cúpula do TJ apresentou uma relação com 49 municípios ameaçados de terem os fóruns extintos. Na tabela obtida pela Satélite, não confirmada pela Corte, estão cidades como Coribe, Belmonte, Palmeiras e Rio de Contas. Oficialmente, o TJ nega que tenha definido o número final e diz que estão sendo feitos encontros diários para discutir medidas voltadas a enxugar gastos do Judiciário, processo iniciado em 2016. A ideia é que a demanda das comarcas desativadas seja absorvida por municípios próximos. 

Polêmica

A um ano da sucessão estadual, o fechamento de comarcas preocupa políticos com base eleitoral em cidades que integram a lista de corte. A proposta também enfrenta forte oposição de servidores e magistrados. No início do ano, cem municípios estavam na mira da Justiça, que reduziu o número para 70 e, agora, para 49.

Prova dos nove

Após divulgar a pesquisa em que o prefeito ACM Neto (DEM) aparece bem a frente do governador Rui Costa (PT) na corrida pelo Palácio de Ondina, o Instituto Paraná deve publicar hoje a avaliação do petista entre o eleitorado. Quem teve acesso ao levantamento garante que os resultados são bastante positivos para Rui. A dúvida, agora, é como reagirão os aliados do governo e os cardeais do PT, que acusaram ontem o instituto de favorecer Neto na sondagem sobre a sucessão estadual.

Corrida de milhões

O governo do estado abriu ontem dois processos de licitação para escolher quem vai administrar os hospitais da Mulher, em Salvador, e da Chapada, em Seabra. De acordo com o edital, só poderão concorrer entidades de direito privado sem fins lucrativos e qualificadas como Organização Social.


Aspas

"Na terra do acarajé, nós não podemos dar espaço ao dendê do Pará", Eduardo Salles, deputado estadual do PP, ao cobrar apoio para produtores baianos

Missão a postos

A visita de técnicos da Agência Nacional do Petróleo (ANP) para analisar duas possíveis reservas de gás natural em Utinga, na Chapada Diamantina, deve acontecer nos próximos dias. A ANP já formou a equipe que fará a investigação e aguarda apenas a liberação de verbas. A descoberta foi feita por uma empresa que perfurava poços artesianos no município afetado pela seca.

Contra a parede

O prefeito de Itabuna, Fernando Gomes (DEM), foi intimado pela Justiça para prestar esclarecimentos sobre a denúncia de nepotismo feita pelo Ministério Público estadual (MP). Gomes é alvo de ação civil pública por ter nomeado como secretários municipais a esposa e um sobrinho. A assessoria da prefeitura não confirmou se a Procuradoria do município atendeu à ordem judicial.

Pílulas

Pego no flagra  Ocupante de cargo comissionado em uma das subprefeituras de Salvador usou ontem carro oficial para ir a uma famosa clínica de estética na Barra, onde se submeteu a procedimento de depilação a laser na barba. Para completar, o servidor  estava em pleno horário de expediente.

Porta aberta  O presidente da Assembleia Legislativa, Ângelo Coronel (PSD), nomeou dois políticos do interior para seu gabinete. Um deles é Manoel Afonso de Araújo , que foi  ex-prefeito de Formosa do Rio Preto por duas vezes. O outro, Eraldo Duque Pinto, perdeu pela terceira vez a disputa pela prefeitura de Andaraí em 2016. 

Olho no lance  A bancada de oposição ao PT colocou a lupa nos contratos voltados à participação da comitiva do governo no Dois de Julho.

Jairo Costa Junior, com Luan Santos - Rede Bahia 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Rota 324 não se responsabiliza pelos comentários aqui expostos.