Destaque

Sebrae

Ages

14 de junho de 2017

Padroeiro de Jacobina, Santo Antônio atrai centenas de fiéis para procissão

Jacobina prestou homenagens ao seu padroeiro nesta terça-feira (13) de feriado no município.


Santo Antônio ou Antônio de Lisboa, também conhecido como Santo Casamenteiro, nasceu em Portugal no ano de 1195, mas viveu durante a maior parte de sua vida em Pádua, na Itália. Santo Antônio passou a ser chamado de casamenteiro por causa da ajuda que dava a moças humildes, para que elas conseguissem um dote e até mesmo um enxoval para o casamento. Até hoje os fiéis creem que o santo pode resolver os problemas dos solteiros e solteiras.

Em Jacobina, a crença e respeito ao casamenteiro vai muito mais além. Santo Antônio é o padroeiro da cidade e tem um dia especial para ele, em que é decretado feriado municipal.  As homenagens e comemorações começaram desde a madrugada, com alvorada e manifestações culturais, e se estenderam por todo o dia nas missas e procissão pelas ruas da cidade.

Procissão de Santo Antônio

A procissão saiu da Igreja Matriz de Santo Antônio, na Praça Castro Alves, por volta das 16h, e seguiu até a Praça da Missão, onde aconteceu uma breve parada para orações e apresentações culturais. Em seguida, a procissão retornou para a Igreja Matriz percorrendo todo o centro da cidade. O cortejo foi acompanhado por centenas de fiéis, mas também contou com a participação da bicentenária Marujada, filarmônicas tradicionais da cidade e encenação de casamento feita por jovens católicos. Durante todo o percurso, a proteção dos fiéis ficou por conta da Polícia Militar, SMTT e Guarda Municipal.

Fonte: Jacobina Notícias / Foto: Robson Guedes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Rota 324 não se responsabiliza pelos comentários aqui expostos.