Destaque

2 de junho de 2017

FPF reconhece São Paulo como campeão paulista de 1931

Tricolor, que oficializou no novo estatuto a data de fundação de 25 de janeiro de 1930, passa a ter 21 conquistas estaduais.


Desde quarta-feira, o São Paulo passou a ter oficialmente 21 títulos do Campeonato Paulista. A Federação Paulista de Futebol reconheceu a conquista do competição estadual de 1931, a partir de um pedido do clube, que, no fim do ano passado, em seu novo estatuto, alterou a data de fundação para 25 de janeiro de 1930.

O antigo estatuto dizia que o clube "foi fundado em 16 de dezembro de 1935, como continuidade do São Paulo Futebol Clube nascido em 25 de janeiro de 1930". O São Paulo que conquistou o Paulista de 31, fundado um ano antes, tinha sede na bairro da Floresta, mas encerrou atividades no início de 35 por causa de uma crise financeira. No fim daquele ano, foi refundado por alguns sócios.

As diferentes datas sempre provocaram debates e até richas entre conselheiros tricolores. Em 3 de dezembro de 2016, no novo documento aprovado em assembleia pelo clube, o ano mais antigo passou a ser o de fundação.

Oficialmente aos 87 anos de vida, o São Paulo enviou no começo de maio deste ano um ofício à Federação Paulista informando a nova data de fundação do clube e pedindo o reconhecimento do título, o que foi atendido agora pela entidade.

O craque daquele Tricolor era o artilheiro Arthur Friedenreich. Naquela campanha, o time teve vitórias marcantes contra Corinthians (4 a 1), Palestra Itália, que depois virou Palmeiras (4 a 0) e Santos (4 a 2).

Mesmo com o reconhecimento do 21º título, o São Paulo continua sendo o time com menos conquistas paulistas entre os rivais: o Corinthians tem 28; Palmeiras e Santos, 22.

Por GloboEsporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Rota 324 não se responsabiliza pelos comentários aqui expostos.