Umburanas

10 de maio de 2017

Donald Trump surpreende de novo e demite diretor do FBI

James Comey comandava a agência encarregada da investigação sobre os laços da campanha republicana com a Rússia.


O presidente dos EUA, Donald Trump, surpreendeu mais uma vez ao anunciar a demissão do diretor do FBI (a Polícia Federal americana), James Comey, que até terça-feira (9) comandava a agência encarregada da investigação sobre os laços da campanha republicana com a Rússia. Trump enviou uma carta a Comey para comunicar a decisão.

Segundo o porta-voz da Casa Branca, Sean Spicer, “o presidente aceitou a recomendação do secretário de Justiça, Jeff Sessions, em relação à demissão do diretor”. Ainda segundo Spicer, a busca por um novo diretor começou “imediatamente”.

Em março, Sessions disse ao presidente que se afastaria de qualquer investigação do Departamento de Justiça sobre ingerência da Rússia após o jornal The Washington Post revelar que ele teve contatos com o embaixador russo em Washington, Serguei Kislyak, duas vezes antes das eleições. Na época, ele atuava como assessor da campanha de Trump e escondeu depois a informação nas audiências de confirmação de seu nome no Senado.

Comey estava no cargo desde setembro de 2013, nomeado por Barack Obama, e liderava o inquérito sobre relações entre funcionários do Kremlin e membros da campanha  de Trump. Na carta que enviou a Comey, Trump reiterou ter recebido e aceitado recomendação para demiti-lo. “Você está demitido e será removido do cargo, com efeito imediato”, diz o texto. “Concordo com o julgamento do Departamento de Justiça de que você não é capaz de, efetivamente, comandar o FBI”, diz Trump.

Das agências


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Rota 324 não se responsabiliza pelos comentários aqui expostos.

Destaque