Destaque

Umburanas

9 de maio de 2017

Boca de urna indica vitória de candidato liberal na Coreia do Sul

De acordo com pesquisa conduzida pelas três maiores emissoras do país, Moon  deve receber 41,4% dos votos, contra 23,3% do seu rival, Hong Joon-pyo. 


Pesquisas de boca de urna indicam que o liberal Moon Jae-in foi eleito presidente da Coreia do Sul no pleito desta terça-feira (9), pondo fim a uma década de domínio conservador e após a crise política que levou à deposição da presidente Park Geun-hye.

As urnas foram fechadas às 20h (8h em Brasília) e o resultado oficial deve demorar algumas horas para sair. De acordo com pesquisa conduzida pelas três maiores emissoras do país, Moon (Partido Democrático, de centro-esquerda) deve receber 41,4% dos votos, contra 23,3% do seu rival conservador, Hong Joon-pyo.

O voto na Coreia do Sul não é obrigatório, e a Comissão Nacional Eleitoral espera uma taxa de comparecimento superior a 80% -26% dos eleitores já votaram antecipadamente no dia 4. Não há segundo turno.

Caso o resultado das pesquisas de boca de urna se confirme, o novo presidente assume já na quarta-feira (10) com dois grandes desafios: internamente, avançar com reformas que aumentem a transparência do governo, combalido após as denúncias contra Park. Presa no fim de março, ela é acusada de subornar empresas e foi a primeira presidente a sofrer impeachment desde a divisão da península Coreana, em 1948.

No campo externo, o novo líder sul-coreano terá pela frente uma Coreia do Norte cada vez mais belicosa e o processo de instalação do sistema americano antimísseis no sul. Moon prometeu que irá trabalhar por uma reaproximação com Pyongyang.

Por FolhaPress 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Rota 324 não se responsabiliza pelos comentários aqui expostos.