Destaque

13 de março de 2017

Veja seis dicas para administrar as finanças da empresa

O que fazer para manter o fluxo de caixa e evitar a morte do empreendimento.


Planejamento

Antes mesmo de abrir a empresa,  é preciso planejar e saber quais serão as despesas fixas, como aluguel, e as variáveis, como a compra de mercadoria. Assim, o investidor já terá noção da aplicabilidade do negócio.

Conhecer o negócio

 Para diminuir os riscos, é necessário que o empreendedor saiba como gerir um negócio. Para isso, é possível se capacitar com cursos de treinamentos e oficinas, oferecidos por órgãos como o Sebrae.

Tripé

Dominar as áreas administrativa e financeira, comercial e marketing e serviços ou produtos é essencial para a estabilidade. O plano de negócios contempla esses itens e vale investir em profissionais que os conheça.

Educação financeira 

É ideal que se pense tanto nas finanças da empresa quanto nas da família, que podem se misturar por falta de conhecimento e organização. É necessário se educar financeiramente para evitar o problema.

Comprometimento

A falta de gestão pode comprometer o capital de giro da empresa. Por isso, é preciso saber com clareza o que é lucro e o que é o fluxo de caixa.

Crise

É preciso ter pé no chão. Anotar e registrar todas as despesas que a empresa possa ter é essencial. Para facilitar, é possível utilizar planilhas e sistemas de gestão gratuitos.

Foto: Isto é dinheiro 
Maryanna Nascimento/Rede Bahia 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Rota 324 não se responsabiliza pelos comentários aqui expostos.