Destaque

6 de março de 2017

Professores e ONGs do Brasil participam de evento de inovação na educação nos EUA

Sétima edição do SXSWedu começa nesta segunda-feira e vai até a quinta. Três das atividades selecionadas serão coordenadas por especialistas brasileiros.


O Brasil vai ser representado por pelo menos sete especialistas em educação e 11 professores no SXSWedu, um dos principais eventos internacionais sobre inovação na educação, que começa nesta segunda-feira (6) em Austin, no estado americano do Texas. Na sétima edição, o evento, que dura quatro dias, vai realizar exposições, painéis, palestras, debates e workshops sobre diversas áreas educacionais, como primeira infância, cognição, liderança, artes e espaços de aprendizagem.

Na terça-feira (7), Anna Penido, diretora do Instituto Inspirare, Bruna Waitman, diretora de inovação e novos negócios da Media Education Lab (MEL) e Mailson Cruz de Aguiar, do Centro Universitário de Brasília (Uniceub) vão apresentar o painel "Estudantes como inovadores educacionais", onde discutirão estratégias para engajar estudantes na criação e implementação de inovações educacionais.

Na quarta-feira (8), Denis Mizne, diretor-executivo da Fundação Lemann, e Leandro Beguoci, diretor editorial da Revista Nova Escola, vão liderar uma sessão sobre equidade na educação chamada "Como engajar mais 1 milhão de professores todos os dias", apresentando iniciativas para dialogar com professores por meio de grupos no Facebook, listas de transmissão no WhatsApp, newsletter e clubes de leitura.

Também na quarta-feira, o SXSWedu vai realizar uma sessão do documentário "O começo da vida", que fala sobre as descobertas da neurociência na área do desenvolvimento dos seres humanos nos primeiros anos de vida. Na ocasião, Luana Lobo, chefe de distribuição da Maria Farinha Filmes, que produziu o documentário, e Flavia Doria, diretora de impacto e inovação do Instituto Alana, farão uma rodada de perguntas e respostas sobre os temas tratados no filme.

Os três eventos coordenados por brasileiros no SXSWedu foram selecionados no fim de 2016. No ano passado, mais de 7 mil pessoas participaram do festival.


Professores selecionados

Além de comandar uma das sessões na quarta-feira, a Fundação Lemann também vai levar, para o evento no Texas, um grupo de 11 professores e diretores de escola brasileiros. Eles atuam em sete estados diferentes em áreas como português e matemática, além de se destacarem e recebem prêmios por seus trabalhos com formação de professores e projetos de programação, formação de identidade, direitos humanos, alfabetização e tecnologia no ensino.

Segundo a Fundação Lemann, todos os participantes, além de estar presentes no SXSWedu 2017 para conhecer outras iniciativas de inovação na educação, também usarão as redes sociais para reportar e comentar para o público brasileiro os painéis que atenderão.

Veja abaixo os estados representados pelos docentes:

Distrito Federal: Gina Vieira Ponte de Albuquerque

Espírito Santo: Marlúcia da Silva Souza Brandão

Goiás: Greiton Toledo de Azevedo

Minas Gerais: João Paulo Pereira de Araújo

Paraná: Jocemar do Nascimento

Rio de Janeiro: Willmann Silva Costa

São Paulo: Ademir Almagro, Débora Denise Dias Garofalo, Fabio Augusto Machado, Mara Elizabeth Mansani e Maximo Ribeiro.

Por G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Rota 324 não se responsabiliza pelos comentários aqui expostos.