Destaque

9 de março de 2017

Novo teste sanguíneo detecta câncer e localização do tumor

Desenvolvida por pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, a técnica é capaz de determinar o diagnóstico ainda no estágio inicial da doença.


Um novo teste de sangue pode detectar o câncer e informar onde o tumor está localizado no corpo do paciente. Desenvolvida por pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, a técnica é capaz de determinar o diagnóstico ainda no estágio inicial da doença, sem necessidade de procedimentos invasivos. 

"Saber a localização do tumor é crítico para a efetividade da detecção precoce", afirmou Kun Zhang, professor de Bioengenharia da Universidade da Califórnia e coautor do estudo.

Os cientistas descobriram uma nova pista no sangue que aponta as células cancerígenas e o órgão atacado, segundo o jornal O Globo. "Nós fizemos essa descoberta por acidente", contou Zhang. "Inicialmente, nós estávamos seguindo uma abordagem tradicional, apenas procurando por sinais de células cancerígenas e tentando identificar de onde elas vinham. Mas também estávamos vendo sinais de outras células, e pensamos que se nós pudéssemos integrar esses dois sinais, poderíamos determinar a presença ou ausência do tumor e onde ele está crescendo", completou. A técnica rastreia o CpG, uma assinatura particular do DNA. Durante a pesquisa, foi reunida uma base de dados para tecidos do fígado, intestino, cólon, pulmão, cérebro, rim, pâncreas, baço, estômago e sangue.

Bahia Notícias 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Rota 324 não se responsabiliza pelos comentários aqui expostos.