Destaque

24 de março de 2017

Ministério da Saúde lança Plano Nacional pelo Fim da Tuberculose

Atualmente, o índice é de 32,4 por 100 mil habitantes. Até 2035, a meta é chegar a menos de dez casos por 100 mil habitantes.


O Ministério da Saúde lançou nesta quinta-feira (23) o Plano Nacional pelo Fim da Tuberculose, que ratifica o compromisso com a Organização Mundial da Saúde (OMS) de reduzir a incidência da doença na população do país. 

Atualmente, o índice é de 32,4 por 100 mil habitantes. Até 2035, a meta é chegar a menos de dez casos por 100 mil habitantes. O documento também define os indicadores utilizados para monitorar as ações empregadas por estados e municípios na rede de atenção à saúde, divididos em três pilares: prevenção e cuidado integrado e centrado no paciente; políticas públicas arrojadas e sistema de apoio; e intensificação de pesquisa e inovação.

Segundo o ministério, o objetivo do plano é diagnosticar precocemente a doença e garantir o tratamento contínuo, diminuindo o abandono antes do período recomendado, que é de no mínimo seis meses. "Somente conseguiremos eliminar a tuberculose no Brasil como problema de saúde pública a partir de ações integradas entre os diferentes atores da sociedade, por isso a importância de um plano que reúna todas as orientações", destacou a coordenadora do Programa Nacional de Controle da Tuberculose, Denise Arakaki. 

Apenas em 2016, foram registrados 66,7 mil casos novos e 12,8 mil casos de retratamento (abandono ao tratamento) de tuberculose no Brasil. 

Bahia Notícias 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Rota 324 não se responsabiliza pelos comentários aqui expostos.