Destaque

16 de janeiro de 2017

Açaí é rico em gordura boa, fibra e carboidrato; Cuidado com os acompanhamentos

O Açaí está super na moda, mas top mesmo é a barca, que está bombando nas praias neste verão. Você já provou? Mas como será que surgiu essa moda?
O Bem Estar desta segunda-feira (16) fala sobre o açaí. A nutricionista Tânia Rodrigues explica se dá pra comer açaí todo dia e com quais acompanhamentos ele pode virar uma bomba calórica. Morango, banana, granola, leite condensado, que delícia!

E como açaí sempre tem guaraná, o programa mostra também as últimas pesquisas que revelam as qualidades desta fruta brasileiríssima. A nutricionista Cristiane Perroni diz porque o guaraná em forma de xarope pode fácil, fácil duplicar as calorias do açaí.

Saiba mais

O açaí é um fruto típico brasileiro, originário da mata nativa Amazônica. O que comemos na região Sudeste, por exemplo, é bem diferente do que é consumido no Norte, onde se produz a polpa.

A nutricionista, Tânia Rodrigues explica que a extração da polpa é feita em uma máquina que vai esfolando a semente e acrescentando água. As mesmas sementes passam três vezes nesse processo e cada etapa gera um extrato diferente. A indústria mistura xarope de guaraná ao açaí, que dá o sabor adocicado e torna o creme uma bomba calórica.

Para quem quer comer o açaí sem tanto ganho calórico e com os mesmos benefícios, a ideia é comprar a polpa e bater com banana e mel, que deixa o sabor mais doce. Acrescentar leite em pó também é interessante porque agrega proteína, mas também eleva as calorias.

Benefícios – O açaí é uma fruta rica em gordura boa (monoinsaturada), fibra e carboidrato, como qualquer outra fruta. A cor escura indica a presença de antioxidantes. Os flavonoides ajudam a diminuir os radicais livres, no rejuvenescimento celular, melhoram a circulação sanguínea e mantém os processos orgânicos saudáveis e ativos. No açaí também temos cálcio, manganês, fósforo e bastante potássio (metade da quantidade da banana). Ele tem pouco ferro, muita gente acha que ele é fonte por causa da cor escura, mas isso é mito.

O açaí é indicado no pré-treino por ser uma boa fonte energética, com digestão rápida. A anticitocina, substância antioxidante, também ajuda a combater a ação dos radicais livres, produzidos quando há muito consumo de oxigênio durante os exercícios físicos.

G1 - Bem Estar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Rota 324 não se responsabiliza pelos comentários aqui expostos.