Destaque

Sebrae

Ages

16 de dezembro de 2016

Feira da Agricultura Familiar e Economia Solidária reúne expositores/as do Piemonte da Diamantina

Neste sábado (17), a abertura oficial da Feira da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Território Piemonte da Diamantina será às 14h na Praça da Matriz, em Jacobina/BA. Como parte da programação do evento, também serão realizadas ações formativas do Curso de Lideranças da Juventude que iniciam na sexta (16). Já a exposição de produtos da agricultura familiar e economia solidária será no dia 17 de dezembro. A feira é organizada pela Cooperativa de Trabalho e Assistência à Agricultura Familiar Sustentável do Piemonte (COFASPI), com colaboração de parceiros/as e apoio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) da Bahia.

 “A feira é uma oportunidade dos agricultores que se conhecem ‘tá’ se juntando, trocando experiências e mostrar a realidade de cada comunidade. Seja através do produto orgânico, das hortaliças ou artesanato. Eu acredito que isso nos fortalece”, explicou a agricultora Janete Rodrigues que mora em Caém/BA e integra a Associação dos Pequenos Produtores da Fazenda Inácio João. Ela será uma das 60 pessoas que irá expor, a partir das 14h de sábado (17) na Praça da Matriz.

“O intuito da feira é a confraternização, o encontro (...) trazer pessoas novas, com culturas diferentes, com outras formas de agir, pensar e produzir, principalmente, para que esses expositores e expositoras possam se conhecer, formar uma rede de amizade”, esclareceu o diretor-presidente da COFASPI, Leonardo Lino. A mesa de abertura oficial do evento conta com a presença de representantes municipais e de organizações parceiras da cooperativa, a feira também terá trocas de experiências, além de apresentações culturais, com presença de artistas e grupos da região, a exemplo da banda de pífanos da comunidade Pau Ferro, em Jacobina/BA, e do samba de roda do povoado Coqueiros, em Mirangaba/BA, dentre outros/as convidados/as que se apresentam até às 22h.

Já no domingo (18), das 8h ao meio dia, a programação conta com oficinas temáticas gratuitas sobre adequação ao novo marco regulatório das organizações da sociedade civil; sementes crioulas; bem como, agroecologia e produção vegetal. Também será realizada uma roda de conversa sobre crise política e retrocessos nos direitos sociais, a fim de dialogar sobre a conjuntura política no contexto Semiárido e brasileiro. Para participar das atividades não é necessário fazer inscrição prévia.

Por Luna Layse Almeida - Comunicadora Popular
Assessoria de Comunicação - Cooperativa de Trabalho e Assistência à Agricultura Familiar Sustentável do Piemonte (COFASPI)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Rota 324 não se responsabiliza pelos comentários aqui expostos.