Umburanas

23 de julho de 2016

Seminário capacita contabilistas para atuarem em Jacobina nas Eleições 2016

Na teleconferência foram explicados detalhes de como realizar a prestação de contas das campanhas eleitorais

Nesta sexta-feira (22), contabilistas de Jacobina e região participaram do Seminário Nacional de Qualificação de Multiplicadores, com o tema Financiamento de campanha e Prestação de Contas de Candidatos e Partidos Políticos para a Eleição 2016.  O evento foi promovido pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), através de vídeo conferência, para vinte polos, incluindo a 3ª  Delegacia do CRCBA de Jacobina.

O evento foi realizado no Centro Educacional Deocleciano Barbosa de Castro e contou também com a presença do Dr. Bernardo Mario Dantas Lubambo, Juiz Eleitoral da 46ª Zona em Jacobina.

Na teleconferência foram explicados  detalhes de como realizar a prestação de contas das campanhas eleitorais, sendo também respondidos questionamentos feitos pelos participantes.

Além da impossibilidade de arrecadação privada de campanha, a Justiça Eleitoral também determinou o teto máximo para gastos. O objetivo é reduzir os custos das campanhas, mas isso está dificultando a arrecadação.

Em entrevista ao Jacobina 24 Horas, o contabilista Antônio Nicolau Moura Cunha,  da 3ª Delegacia do CRCBA de Jacobina, informa que o primeiro passo para o início da campanha é o cadastramento do candidato no Sistema de Candidaturas, o Candex. “Esse é o primeiro contato do candidato com a Justiça Eleitoral. Nesse ambiente serão emitidas todas as certidões e todos os dados obrigatórios do candidato”, explica.

Segundo Nicolau Moura, qualquer falha no preenchimento das informações pode acarretar atraso no início da campanha, além de consequências mais sérias. “A Receita Federal só entrega o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) se todos os dados dele estiverem completamente de acordo. Às vezes, um CEP digitado errado impede a emissão do cadastro e atrasa o início da campanha, que será curta”.

Outro dado importantíssimo são os telefones e fax da campanha. São por esses meios que a Justiça contatará o candidato, informará sobre diligências e outras informações.

Todas as regras e detalhamentos sobre como fazer a prestação de contas estão disponível no e-book Contabilidade Eleitoral – Aspectos Contábeis e Jurídicos das Prestações de Contas Eleitorais de 2016 lançado durante o evento. A publicação é gratuita está disponível para download no site do CFC. Clique AQUI para acessar o livro. Informações do Jacobina 24 Horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Rota 324 não se responsabiliza pelos comentários aqui expostos.

Destaque