Destaque

Umburanas

20 de julho de 2016

Pindura Saia já deixa saudade; por Gervásio Lima

A receptividade ordeira dos moradores de Cachoeira Grande tem sido também um dos principais diferenciais

Imagem: Jacobina Notícias
O Arraiá Pindura Saia chega em sua 25ª edição e se consolida em um dos principais festejos juninos da região de Jacobina. O evento que finaliza o calendário de festas da cidade é realizado na comunidade de Cachoeira Grande e atrai milhares de pessoas durante os dois dias de sua realização (8 e 9 de julho).

Como em outros anos, o 25º Pindura Saia novamente chama atenção pela tranquilidade e, mais ainda, pela presença de público que ultrapassou mais 5 mil participantes. Em clima de confraternização, regada com muita alegria, diversão e ambiente familiar foi a receita para o sucesso de público e paz que prevaleceu durante toda a festa.

A atração principal do “Pindura Fest”, como o evento está sendo chamado pela turma jovem, foi o cantor Zezinho da Ema e Banda Favorita, mas como em outros momentos, foi aberto espaço para artistas da cidade e da região, como a dupla de sambadores Zé Beté e Silvano, as bandas de forró Urminino e Forrozão Candeeiro Aceso, o sanfoneiro Aprígio do Acordeon e a atração infantil, Felipe Marques. Os visitantes puderam assistir ainda apresentação de dança de quadrilha de forró, uma das principais tradições da cultura nordestina.

A receptividade ordeira dos moradores de Cachoeira Grande tem sido também um dos principais diferenciais do Pindura Saia. Apesar de pequena, a localidade não deixou a desejar no oferecimento de serviços como restaurantes e até mesmo de hospedaria, onde alguns imóveis foram alugados para o período da festa.

O tradicional “Arrastão”, formado por um grupo de pessoas que percorrem as principais ruas da comunidade, dançando e cantando, ao som da sanfona de Aprígio do Acordeon, encerrou os festejos no final da manhã do domingo, dia 10.

Para João Batista Neto (Batista da Acija), membro da equipe que tem organizado o evento nos últimos anos, o sucesso do Pindura Saia é uma consequência da dedicação dos envolvidos na organização, da população de Cachoeira Grande e do apoio de pessoas, empresas e empresários de Jacobina. “O aumento de público a cada ano é uma demonstração de que o nosso arraiá tem sido bem visto por quem participa e observa que a paz e a alegria são os principais ingredientes para atraí-los”, salienta Batista, agradecendo em seguida o apoio e a confiança depositada por todos os apoiadores.

A realização do Arraiá Pindura Saia é de responsabilidade de uma comissão formada por moradores e amigos da comunidade, com apoio de diversos seguimentos da sociedade local. Por Gervásio Lima - Historiador e Jornalista

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Rota 324 não se responsabiliza pelos comentários aqui expostos.