Destaque

Umburanas

21 de julho de 2016

Curso de Medicina é, mais uma vez, aprovado para Jacobina

Mais uma batalha vencida nessa guerra travada pela sociedade civil organizada

Imagem: Bahia Acontece
Nesta quarta-feira, 20, o Tribunal de Contas da União - TCU, divulgou uma excelente notícia para a cidade de Jacobina, um edital com a aprovação do Curso de Medicina, tão almejado pela sociedade civil organizada. Cerca de 30 municípios poderão, enfim, dar continuidade ao projeto, até então paralisado devido a algumas alterações nas exigências feitas pelo governo federal. A empresa que implantará o curso em Jacobina é a AGES de Paripiranga.

Vale ressaltar que, o sonho de ter em Jacobina uma Faculdade de Medicina, surgiu no início de 2013, com o pontapé inicial dado pelo professor Epaminondas Macedo, diretor do IFBA que conseguiu unir forças com diversos representantes da sociedade civil e dar os primeiros passos. 

"A comissão  se reuniu pela primeira vez no IFBA de Jacobina em 9 de março de 2013, como mostra a foto acima, e era composta por Professor Epaminondas (IFBA),  Milton Sena (então presidente da Câmara de Vereadores), Tiago Dias (Vereador), Rogério Oliveira (Conselho de Segurança Pública), José Luiz (Movimento Jacobina Agoniza), Prof. Felisvaldo (APLB), Zélia (Sindicato dos Comerciários) e Dejanira Mendes (CODEP).  Na oportunidade foram divididas as tarefas para cada integrante no intuito de buscar apoio para a realização do projeto. Posteriormente, só em 2014, a comissão recebeu o apoio da Prefeitura Municipal" [Extraído do Bahia Acontece]

Nestes 3 anos de buscas incansáveis, diversas outras figuras ilustres foram se juntando ao grupo, a exemplo do prefeito de Jacobina, Rui Macedo; o vereador Pedro Mário; Carlos de Deus; Onilia Lopes; Ivonildo Dourado; Rosalia Castiglioni; Eraldo de Souza; Luciano Costa; Carlos Nizan; Cristener Inácio; Batista da Acija; Pastor Milton Cesar Oliveira; Vereador Carlinhos da Caixa; Silvana; Vereadora Rose do Junco; Vereadora Jane Márcia; Vereador Ramon Santos; Fernando da Morel; Cledson Sady; Humberto; Antônio Jornal Expressão; Marcel Luiz; José Wilson, empresário e reitor da AGES; entre outros que ainda poderemos acrescentar aqui.


Imagem: Jacobina Notícias
Nomes poderão ser atropelados devido a quantidade de pessoas que buscaram a realização deste projeto, desde quando ainda era motivo de piada até os dias atuais, mas não poderíamos deixar de citar alguns deles que participaram desse processo. Parabenizamos o empenho do prefeito de Jacobina, seja pela doação do terreno, aprovado por unanimidade pelos vereadores de Jacobina, seja nas viagens em busca de pessoas influentes que intercedessem por nós. Todos esses são dignos de Moção de Aplauso, pois fecharam os ouvidos para o negativismo de plantão e continuaram lutando. Acreditamos que esse curso venha a somar (e muito) com as faculdades que já temos em nossa cidade.

Abaixo, o vídeo feito em 2014, na primeira aprovação, quando o secretário municipal da Saúde ainda era o Ivonildo Dourado.

Igor Fagner - Rota 324

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Rota 324 não se responsabiliza pelos comentários aqui expostos.